sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Idade Média.

Arte é uma palavra que vem do latim ars  que corresponde ao termo grego techne, que quer dizer técnica. Num sentido mais amplo podemos dizer que Arte é um conjunto de regras que serve para dirigir uma atividade humana qualquer.
Do século II d.C. até o século XV a concepção de arte estava dividida em:
- Artes Liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Essas são as artes próprias dos homens livres.

- Artes Mecânicas: que eram atividades próprias dos trabalhadores manuais, como por exemplo a medicina, arquitetura, agricultura, pintura, escultura, olaria, tecelagem entre outros.
Por isso nesse período não havia assinatura  nas obras,nem a liberdade para criar, eram trabalhadores manuais que tinham que realizar uma tarefa, eles não eram famosos, nem reconhecidos. 
Durante a idade média a pintura e a escultura tinha a função catequética, o objetivo era  passar uma mensagem, contar uma história, se o desenho não era rico em detalhes e as vezes dava a impressão de ser simples ou até mesmo disforme não significa que eles não possuiam a tecnica para fazer melhor, simplesmente o objetivo era outro, as pessoas precisavam apenas entender o que estava sendo representado.... 


O Milagre dos Pães e dos Peixes. Mosaico da Basílica de Santo Apolinário, o Novo, Ravena, cerca de 520 d.C. (Gombrich)

Durante toda a idade média a arte estava voltada para representação de Deus, construção de grandes basilicas, foi-se criando também uma padrão para representação dos signos religiosos, não era qualquer figura que poderia representar Jesus, seus discipulos ou sua mãe.
A vida em sociedade vai se transformando, e embora a Idade Média tenha ocupado um longo período da história, no século XIV  os burgueses e esses vão ficando cada vez mais independentes do poder da igreja e dos senhores feudais. Surge o estilo gótico, esse período esta voltado para o gosto refinado e para o grandioso, essas obras continuam seguindo a tematica religiosa.
Começa a mudar nesse período a concepção que tinha dos artistas, com o pintor italiano Giotto que modifica a concepção de pintura e influencia outros artistas com a descoberta da perspectiva na pintura. 



O Milagre dos Pães e dos Peixes. Mosaico da Basílica de Santo Apolinário, o Novo, Ravena, cerca de 520 d.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário